Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Diagnóstico não é Sentença Judicial

Muita gente por aí , mal informada,pensa no Autismo e na Asperger como se elas fossem uma sentença de morte, uma sentença judicial fixa para o resto da vida,pois acham que o Autismo/Asperger sejam coisas fixas, imutáveis,perenes, para sempre, e acham que os autistas/Aspergers, não evoluem, não amadurecem, não superam e ficarão eternamente sempre do mesmo jeito.
E quem é bem informado, sabe que isto NÃO é verdade de jeito nenhum!
Estas pessoas mal informadas precisam parar de ver o Autismo e a Asperger como se fossem sentenças judiciais de morte ou prisão perpétua,e parar de ver os Psicólogos, Psiquiatras e demais terapeutas do ramo, como se fossem Juízes de um tribunal, Juízes da Sociedade, que determinam quem seja mentalmente são e quem seja mentalmente doente,e que colocam um rótulo na testa de seus pacientes escrito"doente mental".Inclusive porque a função dos terapeutas não é julgar ninguém, e sim diagnosticar e tratar.Tenho certeza de que não é assim que eles querem ser vistos pela Sociedade, inclusive por isto envolvê-los numa responsabilidade gigantesca, que sequer é função deles exercer.Na verdade acho isto um desrespeito tanto para com os pacientes e suas famílias , como para com os próprios terapeutas.
Eu penso que as pessoas desinformadas , especialmente aquelas que tem alguém autista/Asperger na família,precisam parar de pensar deste jeito,e parar de julgar as outras pessoas baseando-se simplesmente em seus diagnósticos, e deveriam tentar se informar melhor , parar de tanto drama ,reclamações e choradeira,e lutar corajosamente , junto com seus filhos, parentes autistas /Aspergers,para, como uma equipe, ajudá-los a lutar para que eles superem,evoluam, amadureçam, tanto socialmente, como produtivamente, e neurológicamente,cuidando deles com carinho e amor,vendo o Autismo/Asperger não como uma senteça judicial de morte social, mas como uma bênção e um privilégio!
É com grande alegria, no entanto, que tenho constatado todos os dias,tantas mães e pais, irmãos e irmãs, parentes enfim, bem informados(as) e guerreiros(as) que se dedicam tanto e com tanto esforço, tanta luta, para o bem deles, cada vez mais deles(delas) aparecendo sem parar, mostrando suas lutas inspiradoras e comoventes, em suas lutas diárias, e alcançando vitórias e superações que muita gente descrente e céptica não achavam que seriam possíveis, mas quando a gente se dedica com amor e empenho a uma causa querida, o impossivel sempre acontece !
Eu gostaria muito que as pessoas desinformadas, e as preconceituosas, vissem nestas mães, pais, irmãos,etc, como grandes exemplos a seguir e ir 'a luta por seus entes queridos e ter esperança,ao verem que diagnóstico não é sentença,não é um drama,mas o início de uma luta gratificante que lhes dará muita alegria no futuro,que diagnóstico não é a pena de um tribunal, nem o bater do martelo de um juiz,mas sim um presente abençoado e especial que a Vida lhes deu, para dar valor e glória 'as suas vidas, e ver, enfim que, ao contrário do que elas pensavam,tudo, absolutamente tudo é impossível...até que seja tentado !

Cristiano Camargo

Um comentário:

  1. las reglas sociales no nos hace humanos. insisto que solo podemos alcanzar el equilibrio a través de la diferencia - insisto que en este siglo debemos abandonar esa actitud de inferencia - que permite que el prejuicio renazcan ante nuestras miradas impávidas. Es la "mirada" que nos mantiene quietos por miedo, por conveniencia o por convicción - toda vez que voy con mi hijo en un restaurante en San Cristóbal de las Casas - siento que yo Gustavo son dos actores - todos miran para mi mesa. Semana pasada en la Pizza del Punto, en pleno andador cultural, dijo en tono alto ( hablan las malas lenguas que yo no tengo educación ) Hijo - GUSTAVO ALVINO FLORES DOS REIS - somos atores - preste atención es necesario mantener vivo en nuestra "alma" un sentido del escándalo - que llega afectar nuestra posición en la historia y en la sociedad. Solo el sentido de escándalo permitirá usted usar las palabras y los hechos que nos propone a levantar la voz para gritar - mira papá toma una copa de vino tinto y, yo , un helado gigante - pero no vivimos en tierra de gigantes. Así, es gran Cristiano la vida es un teatro del absurdo. saludos de los altos de Chiapas. www.galeriagustavoflores.com.mx

    ResponderExcluir