Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

domingo, 11 de março de 2012

Asperger e a relação a Dois





Baseado na minha experiência pessoal, eu gostaria de hoje discorrer sobre a relação dos Aspergers para com o Amor.

Muita gente considera Aspergers socialmente limitados e incapazes de se relacionar com alguém do sexo oposto numa relação amorosa.

Mas estas pessoas estão tremendamente enganadas!

Meu próprio passado depõe contra isto, com tantos relacionamentos que já tive na vida,aí inclusos relacionamentos casuais.

E vejo muita gente Asperger na internet namorando, casada e até com filhos.

Mas como é o relacionamento de uma pessoa Asperger com uma pessoa neurotípica do sexo oposto quando bate o Amor?

Claro que isto varia muitíssimo de pessoa para pessoa, tanto do lado Asperger como do lado Neurotípico.

Mas posso dar como exemplo meus próprios relacionamentos.E é com base nestes que vou falar:

Todo relacionamento amoroso tem o potencial para ser complicado com o tempo, não importa se estamos falando de Aspergers ou neurotípicos.

Mas se me perguntassem como foram estes relacionamentos , eu diria:Profundos !

Aspergers, ao menos no meu caso, costumam ser mais carinhosos, atenciosos aos detalhes, e se entregarem de maneira corajosa, profunda e dedicada.Para isto contribui o fato dos Aspergers serem mais sensíveis e emotivos.Então uma garota neurotípica pode perfeitamente esperar que se ela fizer um Asperger sofrer, que ele chore de amor por ela, sem por isto sentir vergonha.Aliás, nem é vergonha,é o que se espera de um sentimento profundo que ,ele extravase.Mas não com frequência, pois para a maioria dos Aspergers, mesmo os maduros, é preciso o sentimento explodir para ser extravasado.

Aspergers, por sua intensa carência afetiva, tendem a serem mais “pegajosos” também.Sim, isto mesmo- quando imaturos não gostam de tocar, nem serem tocados, mas no momento em que descobrem as delícias do tocar e ser tocado,das carícias, do sentir-se querido e amado e descobrir-se amando e apaixonado,isto de não gostar de ser tocado desaparece completamente, ao menos pela pessoa amada.

E ele aprende rápido as delícias das carícias amorosas;mulheres neurotípicas geralmente elogiam muito os toques deles- a carícia é tão mais gostosa quanto mais profundo é o sentimento!

Os Aspergers tem no romantismo seu forte, e costumam ter talento para deixarem marcas profundas no coração e alma de suas amadas, sem falar em presenteá-las com lembranças inesquecíveis de amor,para a vida toda.

Mas, e em relacionamentos a longo prazo,como o Casamento,por exemplo?

Bom, Aspergers tem a tendência de serem maridos muito fiéis, amorosos e carinhosos, mas num casamento, por incrível que pareça,o Amor não é tudo.

A neurotípica que se casar com eles terá de tolerar as manias deles e suas rotinas.O Asperger também tem a tendência de se fechar na relação a dois, ou seja,concentrar a relação só nos dois e só fazer programas a dois, e como geralmente não tem amigos, ou tem poucos,não faz programas em turma, não reúne amigos em casa,e acaba, mesmo sem querer, fazendo a esposa se afastar dos(as) amigos(as) dela e se relacionar só com o marido, ficando os dois muito em casa e pouco saindo, a não ser para trabalharem, e nas raras vezes que fazem programas externos a dois.

Isso faz com que o Asperger acabe levando sua cônjuge a ser solitária também,trazendo ela para sua própria solidão.E não é qualquer mulher que tem estrutura psicológica para suportar uma vida de casal isolada.

Por isto o Asperger tem a tendência de escolher, e se apaixonar , por mulheres pouco sociáveis, fechadas, tímidas ou mesmo deprimidas.

Mulheres deprimidas são, de certa forma, muito mais fáceis de conquistar, posto que emocionalmente carentes,”baixando” suas exigências sociais,e vendo no Asperger seu Príncipe montado no cavalo branco, rendendo-se fácilmente ao extremo romantismo e sentimentos puros, profundos e verdadeiros deles.

De certa forma, a carência afetiva tem seu lado bom:aumenta a sensibilidade e faz a pessoa amar mais profundamente e se entregar mais, eliminando barreiras para a chegada da paixão.

Aspergers tendem a se apegar muito à pessoa amada e ter muita dificuldade de se separar quando a relação vai mal.Eles costumam lutar bravamente para tentar manter a pessoa consigo.

Eles não lidam bem com a rejeição, e como são sensíveis, se magoam com facilidade.Por isto, mesmo que não de forma clara, ou mesmo inconscientemente,eles costumam cobrar de suas parceiras uma quantidade inesgotável de carinho e demonstrações de amor, tantas quanto eles mesmo dão, já que pensam que se eles dão tanto, a outra parte tem a obrigação de corresponder na mesma medida.Só que muitas vezes a  pessoa amada simplesmente não é capaz de corresponder numa proporção tão gigantesca,e nestas horas o Asperger se sente profundamente rejeitado e magoado e isto pode até estragar a relação e causar mágoas e rejeições mútuas,com os dois se magoando sem brigar agressivamente, mas se machucando psicológicamente num processo dolorosamente angustiante.

Mas Aspergers são também pessoas muito compreensivas  e aprendem com os erros do passado, tendendo a não mais cometer os erros do passado nas novas relações.

Mas tudo isto, enfim são coisas que todo relacionamento amoroso está sujeito, e se o sentimento for profundo o suficiente, eles podem superar juntos estas dificuldades e serem  sim muito, muito felizes, culminando num relacionamento para toda a vida, e absolutamente inesquecível !


45 comentários:

  1. Caro Cristiano,

    Parabéns pelo site. Gostaria de sugerir que modificasse o fundo do site ou o fundo da página do texto, pois o leitor pode ter dificuldades na leitura. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiano, sua publicação me ajudou bastante a entender sobre o perfil do asperger. Sou o que você descreveu como "neurotípica" e estou noiva de um asperger. O relacionamento é mesmo tudo isso que você disse, nos amamos muito e estou feliz, minha única dificuldade tem sido com os meus amigos. Não sou tímida, pelo contrário, sou uma pessoa extremamente social e sempre fui cercada de amigos, mas com o relacionamento fui me afastando de alguns deles pois meu noivo acaba não conseguindo se adaptar no grupo, então por não entender o que se passa as pessoas o consideram estranho e acabaram se afastando de nós. Tenho sofrido muito com essa situação, pois queria encontrar um meio termo. Quero proteger meu noivo, livrá-lo do julgamento das pessoas, não suporto quando não o entendem ou não o aceitam, mas ao mesmo tempo tenho sofrido por perder esses vínculos sociais. Se você puder me dar dicas de como fazer uma negociação disso, ficaria muito agradecida.
    No mais, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo exatamente o mesmo!!! Deus! Estou espantada com o texto do Cristiano, e o teu comentário. Parece que estão descrevendo eu eu meu noivo. Parece que vocês nos conhece!!

      Excluir
    2. Também estou noiva de um asperger e a minha situação é muito parecida com a sua.

      Excluir
    3. Passo muito do mesmo que acima está escrito e tenho a lhes dizer, mulheres, que é extremamente difícil. Não sou nada e nem um pouco solitária ou deprimida ou emocionalmente carente. Também sou um pouco caseira e foi isso que gostei em meu esposo. Ele era caseiro, não era de festa e loucuragens, tinha poucos amigos (que com o tempo descobri que não eram amigos e só conhecidos do trabalho). Também gostei que ele era "na dele", pouco sociável, sim, mas eu achava que era tímido... ledo engano. Dois anos de casada e descubro, por meio de meu tio que é psicólogo, que ele é Asperger e aí todas os demais comportamentos dele fizeram sentido: depressão, isolamento, incapacidade de resolver qualquer situação, descuidado com a casa, com os bens, desapegado ao ponto de ser relaxado inclusive com a saúde e higiene, sexualmente foi ficando extremamente difícil e a carência é sufocante... enfim... lembrando que ele é adulto e cada indivíduo evolui diferentemente, como bem dito no presente texto. Recomendo a leitura do seguinte link: http://autismoediversidade.blogspot.com.br/2014/11/15-dicas-para-conjuges-neurotipicos.html fez todo o sentido para mim. Ele não sabe que é Asperger, não tenho como contar a família dele e nem a ele, pois não há interesse (da família) ou maturidade o suficiente (dele) para isso. Me vi em um buraco sem fundo e estou saindo dele me separando. Para mim, foi muito difícil. Tudo foi muito difícil. Quando precisei dialogar sobre assuntos mais profundos, comecei a perceber a gravidade. Enquanto mantínhamos nossa relação no superficial, dia a dia, estava ok. Enquanto eu sempre conduzia tudo, estava tudo bem. Quando precisei dele, nunca pude contar. Conheci a mãe de uma grande amiga minha, mais velha, portanto, que tem um ótimo relacionamento com seu esposo atual, que tem Asperger. Ela se basta com a companhia dele e ele proporciona a ela o que ela precisa.

      Excluir
    4. Se fizer curso de “ casados para sempre “ o asperger irá entender de maneira “ lógica “ o funcionamento do casamento. Para ele será fácil de entender. Confiem. Espero ter ajudado.
      PS: digitem curso casados para sempre e vcs encontraram algum local perto de vcs. Independe da religião. Boa sorte.

      Excluir
    5. eu e meu esposo, Asperger,, fizemos e foi realmente maravilhoso.

      Excluir
  3. Oi, Clara Sophia, estou na mesma situação que você. É muito difícil mesmo se acostumar com o isolamento. Nas raras vezes em que tentamos socializar, como o seu "meio termo", o resultado foi negativo. No primeiro momento é tudo atordoante, parece que passamos por uma tormenta (pois estamos sempre alertas para evitar o inevitável choque entre as pessoas e o nosso aspie, rsrs), e depois o que fica é sempre um amigo magoado, um familiar ofendido, e o afastamento por parte deles. Não sei você, mas as pessoas, pelo que elas veem de fora, acabam sempre perguntando o porque estou com ele. É complicado. Eu acho que já optei pelo afastamento "voluntário", pois é horrível ver se afastando da gente as pessoas magoadas por algo que ninguem fez intencionalmente ou conscientemente, ou por algum mal entendido. Acaba sendo "melhor" - menos pior - a gente mesmo se afastar antes que isso aconteça...

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo site ...sou uma Aspie do sexo feminino ....muita coisa do que falou vale pra mim . Outras não. Obrigada por abrir seu mundo , nosso mundo e modificar essa leitura que um Aspie não ama ...amamos demais até ..difícil às vezes é demonstrar das formas comuns

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do Blog. Senti orgulho de ser Asperger.

    ResponderExcluir
  6. Então você diria que é mentira que a marioria (mais de 50%) dos aspergers morre virgem?

    ResponderExcluir
  7. Desculpe, mas o que vc falou no texto não tem nada a ver com o comportamento de um asperger....

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Estes comentários levavam gralhas. Por isso exclui.
    Mas comento. O Cristiano tem razão. Ele é muitos como ele são assim.
    Mas cada um pode ser diferente. E não se pode generalizar.
    Seria muito bom conversarem mais e todos se tentar ajudar uns aos outros. Seriam todos muito mais felizes.
    Sabe se que gerir a comunicação e a parte dos afectos é o mais difícil.
    Se for útil, contém comigo.
    Um grande abraço. nami.pt@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Estes comentários levavam gralhas. Por isso exclui.
    Mas comento. O Cristiano tem razão. Ele é muitos como ele são assim.
    Mas cada um pode ser diferente. E não se pode generalizar.
    Seria muito bom conversarem mais e todos se tentar ajudar uns aos outros. Seriam todos muito mais felizes.
    Sabe se que gerir a comunicação e a parte dos afectos é o mais difícil.
    Se for útil, contém comigo.
    Um grande abraço. nami.pt@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu descobri que sou Aspergers ha 6 meses atras... e perdi o grande amor da minha vida ha sensivelmente 14 meses. Os motivos, eu cobrava mas atenção, isto e afecto. Agora, tenho vergonha de lhe falar.

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo meu compabheiro de 4anos, vai me perder. Porque e muito orgulhoso, pensa estar certo em tudo, gosta de dominar as situacoes quer tenha razao ou nao e tambem porque se foi comportando como um ovni. Ou seja ninguem sabe onde vai porque vai nem da contas de nenhum dos seus actos. Isso significa que com o tempo se transformam em estranhos, que mal falam e a relacao nao se resume ao amor carnal ou nao se alimenta de ausencias e , portanto, e uma situacao impossivel. .����

    ResponderExcluir
  14. Aconselho por amizade, porque gosto muito do meu companheiro que os aspies que se encontram num relacionamento amoroso, tentem e consigam, porque sao inteligentes, ser um pouco mais humildes e facam progressos na sua aproximacao a realidade da sua mulher.
    Por muito que se ame, ninguem resiste a infelicidade da solidao, do isolamento, do sentir se interessante apenas na cama, e com o tempo vem uma tristeza ao ver que o dialogo nao resulta, as queixas nao resolvem nada.
    Se voce, meu amigo, nao quer mesmo perder sua namorada, tenha a coragem de se aproximar mais da realidade dela, porque o vosso orgulho nao ajuda em nada.
    Eu sou professora. Trabalho ha 40 anos com individuod diminuidos intelectualmente, em varias areas. Ajudei muita gente, tive durante 30 anos uma menina autista com outros problemas associados, e sei que ,embora devagar, muito se aprende e recupera. E preciso ajuda, mas o proprio tem de se esforcar tambem e trabalhar as dificuldades. Meu email fica a vossa disposicao. "nnami.pt@gmail.com.
    Esquecam o vosso grande orgulho e se desejam viver perto, bem e felizes com os neurotipicos, nao podem ser tao obstinados. Por amor vale a pena aprender novas regras, e mudar o quanto baste para encontrar um equilibrio.
    Ja imaginaram um pai e filha aspergers? Que se amam , adoram, conversam de tudo e nenhum deles pode estar longe um do outro muito tempo? Pois esses dois nao permitem uma mulher no meio deles, nem mesmo a mae da filha. O que dizem a isto?
    Muito complicado? O que opinam?
    Bjos a todos.😰😰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. penso que os aspies são mal interpretados. Eles são na verdade muito gentis, perdoadores e amáveis.

      Excluir
    2. Isso não é verdade!!!Não se pode generalizar. Assim como os neurotipicos não sao todos iguais, as pessoas com asperger também não o são. Vamos assumir de uma vez por todas que são pessoas muito difíceis de lidar!!!

      Excluir
    3. Verdade!!! Muito difíceis de lidar, sobretudo quando não estão diagnosticados e desconhecem a sua condição. Difícil perceber a sua linha de raciocínio e as suas atitudes.

      Excluir
  15. Muitos parabéns pelo blog! Acho super importante haver um espaço em que possa ser permitido aspis e neurotipicos que sentem ou já sentiram na pele essa realidade poderem partilhar as suas vivências e angústias.

    Vivo com um asperger há quase um ano e identifiquei algumas das características descritas nos vossos textos, outras não.

    O meu namorado tem necessidade de sair à noite e "socializar" muitas vezes e a situação piorou desde que a relação se tornou mais problemática e conflituosa. Se antigamente íamos os dois, ele tem ido sozinho e, quando chega a casa, tarde e muitas vezes sem me avisar, quase sempre bebeu de mais. Fico magoada com as atitudes e ele diz que gero discussão pois ele chega querido e carinhoso. É verdade que o faz mas eu não percebo porque é que ele prefere virar as costas ao problema saindo de casa do que ficar e resolver as coisas.

    Conversamos no fim de semana e ele disse que ia mudar se eu mudasse alguns aspectos do meu comportamento que o magoam (e que tem razão, também eu não sou uma pessoa facil).

    A verdade é que já não tenho muita esperança que as coisas mudem pois a situação chegou a um ponto em que ambos faltamos ao respeito um pelo outro. Quando discutimos, ele quer ter sempre razão e muitas vezes distorce a verdade ou grita para eu me calar. Vence-me pelo cansaço...

    Quando as coisas estão bem, consegue ser o ser mais querido e amoroso do mundo: um verdadeiro príncipe!

    Não quero terminar a relação porque gosto muito dele mas, por outro lado, temos que não consigamos sair deste ponto é que sejamos os dois infelizes. Ou, pior, que, um dia que tenhamos filhos, eles venham a sofrer com a situação...

    Alguém tem uma palavra de esperança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, ButterFlyGirl. Passados esses meses desde que vc postou isso, como está seu relacionamento?

      Vc tem facebook?

      Excluir
    2. Ola ButterFlyGirl, o meu namorado é exactamente assim como você descreveu o seu, Me vence pelo cansaço. O problema ainda piora porque ele não sabe que tem asperger e nem eu tenho a certeza, só cheguei a esta conclusão depois de muitas pesquisas para tentar compreender o comportamento dele, porque ele tem um coração incrivelmente lindo mas dai tem estas atitudes egocêntricas e é muito orgulhoso.
      Como está a sua relação agora, pq eu tbm estou a pensar que chegou ao fim a nossa relação, mas eu o amo e gostava muito que ele fizesse um esforço mínimo para tentar compreender as atitudes dele para poder melhorar.

      Excluir
    3. Minha opinião é que deve consultar um especialista em autismo. Pode começar com um psiquiatra. É muito dificil lidar com a situação sozinhos. Precisam apoio. A pessoa com asperger precisa conhecer seu diagnóstico e se conhecer. Só assim poderá fazer alguma mudança.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Bom texto, me identifiquei muito, o problema é quando magoamos a alguém q amamos e nos afastamos para evitar magoar mais e só depois de muito tempo q descobrimos ser asperger e q poderíamos ter resolvido de forma mais serena.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou aspie e não gosto de namorar. Tenho plena convicção que o sexo é mais importante para homens do q mulheres, sejam aspies ou não.

    ResponderExcluir
  19. Eu seria extremamente feliz se o meu parceiro Asperger fosse como você Cristiano Camargo: carinhoso, apegado, carente e emotivo. Na verdade quem é assim sou eu, neurotípica. Ele é extremamente frio. Mora sozinho. Raramente sai. Só para ir ritualmente à praia TODOS OS DOMINGOS sozinho. E para malhar TODAS AS NOITES na academia. Quando não está trabalhando (sozinho também) vive isolado em casa. Nunca sorri. Só vi os dentes dele uma vez quando milagrosamente sorriu com algo que eu disse. Não assume relacionamentos ou apresenta a parceira aos amigos. Só sai em grupo para ir a shows com alguns poucos amigos mas nunca leva a parceira nesses programas. Gestos de carinho em público como beijos e mãos dadas JAMAIS. Não sai comigo para lugar algum. Diz que não quer namorar ninguém, só manter encontros casuais. É infiel, sai com outras mulheres ao mesmo tempo. No começo, apesar de ter percebido de cara que ele tinha algum tipo de transtorno que eu pensava ser Esquizóide, reclamei muito desse comportamento. Depois quando consegui, juntando os sinais comportamentais, diagnosticar o Asperger diminuí as cobranças porque sei que não trazem resultado algum. Pelo contrário, pioram o quadro. Mas, de qualquer forma, a calmaria não durou muito tempo, pois não pude suportar o que considero o pior sintoma que ele apresenta: o fato de NUNCA, JAMAIS conversar comigo via redes sociais. Ele não sabe nada da minha vida e já estamos nos relacionando há 9 meses. E quando falo alguma coisa sobre mim ele simplesmente ignora e sequer responde. Quando tento puxar assunto ele vai saindo de mansinho e já me deixou até falando sozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zaira, passei por tudo isso com um ex namorado, prece até que vc está falando da mesma pessoa.

      Excluir
  20. Ele só fala comigo quando está a fim de marcar o nosso único encontro mensal (para sexo apenas naturalmente) e depois que saio da casa dele para saber se cheguei bem em casa. Depois disso ficamos 1 mês inteiro sem nos falarmos. Uma vez ou outra ainda enviava um "Bom Dia" mas agora após o desgaste das minhas constantes reclamações, nem isso faz mais. Sei que os Aspies têm dificuldade de interagir, que odeiam modificar rotinas e que demoram a criar laços e a confiar nas pessoas recém chegadas (temos um amigo em comum a quem ele conhece há 10 anos mas só há 4 passou a falar e a sair com esse amigo)e sei que foi um grand epasso ele me deixar entrar e dormir na casa dele tantas noites. Aquilo alí parece um templo sagrado e impenetrável onde só acessam pessoas muito selecionadas. Mas, mesmo assim, algo me incomoda porque vejo ele on line por horas, ou seja, está conversando com outras pessoas. Como ele pode ter empatia por outras pessoas e não por mim? Será que são amigos mais antigos ou mulheres que ele conhece a mais tempo por isso tem alguma empatia? Será que ainda não conversa comigo por que nos conhecemos a pouco tempo para os padrões Aspies? Será que ele não quer conversar para evitar criar laços? Ou será que estou fazendo papel de palhaça e de idiota? Será que além de portador de Asperger ele também é canalha e está apenas tirando proveito de mim? Ele nega todas os meus questionamentos e diz que sou a rainha das conjecturas. Diz que fica conversando com parentes e amigos mas eu não acredito que um homem fique horas a fio conversando com familiares e outros homens. Diz que não me despreza e que não quer namorar e sair junto por questões dele e que não tem nada a ver com eu ser ou não qualificada. Diz que adora estar comigo na intimidade e eu observo que esse é o único momento em que ele mostra sua verdadeira personalidade: é carinhoso e romântico. Quando o ato acaba ele se fecha novamente dentro da sua concha e se isola. Na hora de dormir deita lá na pontinha da cama, quase caindo no chão para evitar encostar em mim, vira de costas e acabou o contato. Recentemente não aguentei mais e terminei com ele. Eu me apego demais e ele é totalmente superficial. Sei que isso vai acabar mal para mim quando ele resolver por um ponto final nisso tudo, já que não se apega e não sente nada. Ele disse que era besteira minha ter esse tipo de receio. Mas eu insisti em terminar. Na verdade eu queria que ele passasse a conversar e a sair comigo. Mas ele não me procurou mais... O pior de tudo é que temos inúmeras afinidades e que gosto bastante dele. Não sei o que fazer. Gostaria de ter um relacionamento normal com ele mas sei que isso está acima de suas possibilidades. A dúvida é: aceitar algo incompleto para estar com quem me sinto bem ou ter uma relação normal com alguém por quem não tenho a metade da afinidade que tenho com ele? Já não temos tempo a perder: ele tem 50 anos e eu 48. Seria ótimo ter uma relação tranquila e completa nessa idade na qual tudo deve ser vivido intensamente já que o relógio trabalha contra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, mas pelo que estudo sobre o espectro Asperger, seu namorado não se enquadra nas características fundamentais. Não se iluda, justificando o comportamento dele a qualquer grau de TEA, muito provavelmente esta maneira dele ser esta ligado à uma construção de valores distorcidos e não ao Asperger.

      Excluir
  21. Olá... conheci um aspie a pouco tempo, assim que ele me falou que tinha a sindrome fui atrás para conhecer melhor e para saber como lidar. Mas confessos que estou um pouco perdida ainda pois existem comportamentos muito antagônicos, de repente do nada ele quer me ver e dai nos vemos e é uma delicia e depois ele desaparece, some mesmo de verdade. Tenho sentido do começo até agora que ele vem se abrindo mais... mas esses sumiços me deixam confusa e preocupada, sempre penso que fiz algo errado ou que invadi o espaço dele demais. Tento ser sincera e falar tudo que eu penso sempre, e procuro respeitar os espaços e momentos de silêncio dele, mas esses sumiços... quero muito saber como lidar porque ele é uma pessoa incrível e queria conhecer e estar com ele mais vezes. Me deem uma força por favor!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    teria um e-mail para conversar?
    estou passando por uma situação de divórcio com um Aspie que amo demais
    e preciso de uma opinião, já que ele não aceita que é aspie...e tudo começou com a minha proposta de fazermos algo a respeito para juntos aprendermos a lidar...aí ele resolveu querer se divorciar ao invés de fazermos algo.
    Sério, preciso conversar com alguém que entenda kkkk.

    ResponderExcluir
  23. Passo por uma situação parecida. Meu namorado tem poucos amigos e a nossa relação acaba sendo a dois, pois vou me afastando dos meus amigos. Fico meio sem saber o que fazer, mas é a vida né?

    ResponderExcluir
  24. Falta de capacidade introspectiva,não sr.Cristiano??

    ResponderExcluir
  25. É muito relativo tudo isso.
    E algumas pessoas têm que tomar muito cuidado pra não acabar aceitando coisas desnecessárias como se alguém fosse digno de pena por isso ou por aquilo.
    Cada ser humano tem que encontrar à si mesmo. Quando se sentir completo, e ter respeito pelo próximo, as relações se tornam mais fáceis, pois vai conhecer os próprios limites, até pra não prolongar algo que pode está machucando à si e ao outro.
    Se relacionar com outro ser humano precisa de estudo e atenção como tantas outras coisas que fazemos na vida.

    ResponderExcluir
  26. Borgata Hotel Casino & Spa Announces Partnership to Enhance
    Borgata Hotel 고양 출장마사지 Casino 태백 출장샵 & Spa in Atlantic City, New Jersey Borgata Hotel Casino 전주 출장마사지 & Spa in Atlantic City has partnered 김천 출장마사지 with Caesars 광명 출장마사지 Entertainment and

    ResponderExcluir