Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Manifestações não verbais em ambiente não controlado


Manifestações não verbais em ambiente não controlado espontâneas e seu papel no acompanhamento de regressões e progressões de comportamento de Aspergers imaturos e Autistas:

Cada caso é um caso, mas algumas coisas, como "choques de realidade" são realmente perigosos para qualquer Autista ou Asperger Imaturo. Grandes traumas psicológicos como agressividade paterna/materna também costumam afetar muito. Mas alguns são mais resistentes a regressões que outros, e uns superam com mais facilidade que outros. Mas em geral, as regressões não são definitivas, mas as recuperações variam de caso para caso.Por estas coisas o acompanhamento do Processo de Amadurecimento e a análise constante do interior do Mundo Interno de Fantasia são tão importantes:podem indicar a iminência de um retrocesso antes de ele acontecer de fato, pois,muitas vezes, quando o retrocesso se manifesta físicamente pela fala, gestos ou comportamento, o retrocesso já ocorreu na mente há algum tempo, então sempre há um delay, um atraso entre o retrocesso no Mundo Interno de Fantasia e sua manifestação exterior.
Como eles retém suas emoções e suas manifestações dentro de si, em seu Mundo Interno de Fantasia durante um certo tempo, variável de caso a caso,esta manifestação pode demorar e ás vezes ser detectada já tarde, quando muito avançada. E outro detalhe, no Mundo Interno de Fantasia, o dano é sempre mais grave do que o manifestado, e só será manifestado posteriormente,e quanto mais o Autista/Asperger Imaturo detém o dano dentro de si e não o manifesta, mais grave fica o retrocesso e mais difícil de reverter, pois os dano vão se acumulando internamente, e tem casos em que este delay, este atraso,pode ser bastante prolongado, mas aparece no mundo interno de fantasia atráves de desenhos e escritos, e das brincadeiras. Por isto, a atenção deve ser constante, especialmente em analisar o simbolismo por detrás das brincadeiras, desenhos, etc.
São as manifestações espontãneas as que mais nos revelam o que acontecem com eles, não as estimuladas.
Também as progressões podem ser notadas com antecedência na observação do comportamento espontâneo em ambiente de campo não estimulado e nas manifestações não verbais.
O Asperger Imaturo, e acredito, o Autista clássico também, “funciona”, em muitos casos, como um acumulador de emoções.É possível que o comportamento esterotipado de muitos casos mais severos se deva a indecisões internas e desorganização do Mundo Interno de Fantasia, que ora se manifesta, mas o medo do desconhecido e das reações exteriores corte.Muitos Autistas e Aspergers Imaturos tem forte tendência a se auto restringir, se auto conter, e se  auto reprimir, além de forte auto culpar-se com freqüência.Isto pode se dever ‘a uma baixa auto estima, seja devida a preconceito, bullying, traumas fortes e manifestações de outras pessoas que sejam interpretadas pelo Asperger/Autista como sendo de alta agressividade/hostilidade.
A auto repressão deve ser combatida, pois faz adoecer o Mundo Interno de Fantasia, o desorganiza e desestrutura, e com ele, se vai a autoo estima e a auto confiança.
A palavra de ordem, tanto para Autistas como Aspergers Imaturos é Auto.
É o que fazem internamente consigo mesmos por conta de seu complexo de inferioridade, sempre causado por fatores externos, já que este complexo em si não é característica típica, mas sim,adquirida artificialmente e reversível.
O grande problema para se avaliar e acompanhar uma criança Asperger Imatura ou Autista é que não são no ambiente controlado, ou estimulado de um consultório que as verdadeiras manifestações e exteriorizações do Mundo Interno de Fantasia ocorrem.
É em casa, no dia a dia, nas brincadeiras, nos desenhos, escritos e outras manifestações não verbais.
Acho importante então as mãe e pais procurarem anotar tudo o que sua criança faz durante as brincadeiras e no dia a dia, e levar ao terapeuta e ao Asperger Maduro para análise e interpretação.Se a criança desenha ou escreve, levar sempre os desenhos e escritos aos profissionais.
Estas manifestações espontâneas, não controladas e não verbais é que vão revelar muito mais o que ocorre no Mundo Interno de Fantasia delas, e é por este que as análises devem começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário