Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Benefícios e vantagens de se portar a Síndrome de Asperger

O Cérebro humano, seja ele Asperger ou não, tem algo de maravilhoso: sua plasticidade.Muitas vezes ele espontaneamente, diante de desafios ou qualquer elemento “estrutural” faltante,consegue contornar e criar novos caminhos para superar as dificuldades e obstáculos.
Entretanto, acredito que no caso do Cérebro Asperger, devido à sua própria natureza,esta plasticidade é maior do que de pessoas neurotípicas.Então, como muitos estudos científicos já procuraram demonstrar as “deficiências”, “prejuízos” e “sintomas” da Síndrome de Asperger, estava na hora, como diz o título deste capítulo desta obra, de alguém mostrar os benefícios e as vantagens que o Portador de Síndrome de Asperger tem sobre as pessoas neurotípicas.
É preciso esclarecer, no entanto, que não se trata de uma afirmação totalitarista de se atribuir à Síndrome atributos de raça superior, nada disto,apenas o intuito é de se fazer justiça com a Síndrome e seus portadores e mostrar que os preconceitos em relação a ela estão errados, mostrar que ela tem um lado muito bom e positivo para seus portadores.
Por que eu afirmei acima que os Aspies possuam uma maior plasticidade cerebral?
Por que, como certos “circuitos” neurais, certas conexões cerebrais,especialmente as envolvidas com a coordenação motora fina e com a interação social não estão presentes no cérebro Asperger em seu nascimento,este tem de enfrentar desafios não presentes em pessoas neurotípicas, ou seja, necessita de uma plasticidade cerebral maior.
Necessita e consegue, pois , se adequadamente auto-treinado, por manifestações espontâneas do Portador,todas estas conexões e estes “circuitos” podem ser criados através de caminhos ou “circuitos” neurológicos diferentes dos cérebro neurotípicos, mas com as mesmas funções, muitas vezes inclusive cumprindo as mesmas tarefas com mais eficiência.
Estas superações são, na minha opiniões , melhores e mais eficientes em seus efeitos e desempenhos, quanto maior e mais espontânea a vontade e a necessidade.
Atividades como o desenho e a escrita, por exemplo, podem ser consideradas formas de comunicação não verbal e também promovem com o tempo, e o treinamento intensivo,a superação dos obstáculos neurológicos com que nasceram, tornando, nestes pontos, seus desempenhos, em muitos casos, superiores aos obtidos por crianças neurotípicas.
Embora estes resultados possam ser conseguidos através de estímulos por meio de terapeutas, deve-se respeitar a vontade da criança, pois este sucesso só pode ser obtido com espontaneidade e força de vontade.Se ela não manifestar interesse espontâneo ou vontade própria de exercer estas atividades, deve ser deixada em paz.A insistência só resultará em fracasso, nervosismo e angústia para o paciente.Ele tem de querer espontaneamente, e é preciso ter em mente que o Asperger só se dedica a aprender o que quer, e se afasta de tudo o que não o interessar.Insistir será interpretado como ato hostil, e o que era para ser um estímulo para uma superação pode tomar um caminho contrário, de um mergulho maior em seu Mundo Interior de Fantasia.
Vantagens e Benefícios da Síndrome de Asperger ao seu Portador:
a)Válvula de Escape Emocional
Pessoas que são excessivamente ligadas na realidade tem uma séria desvantagem:
Quando estão numa situação difícil, complicada, elas ,por serem pessoas comuns, não tem a criatividade e o Mundo Interno de Fantasia Asperger, então,como não tem uma válvula de escape para seu desespero, das duas uma:ou elas se desesperam e se descabelam, e tem um colapso nervoso/emocional,ou vão para as drogas e as bebidas alcoólicas, para fugir dos problemas que elas não tem coragem de enfrentar
Já quem é Asperger tem outra opção:ir para o seu Mundo Interno de Fantasia, voltar aliviado, e pensar com calma e friamente e assim encontra uma solução criativa para seus problemas.Nestas horas é muito bom ser Asperger!
Se mais pessoas tivessem este recurso,muito menos gente iria para as drogas e álcool.
b)Interpretação de Textos e Raciocínio Dedutivo:
Nunca tive problemas de interpretação, tanto que sou escritor, e sempre tive um excelente raciocínio dedutivo, que sempre me fez interpretar textos maravilhosamente.
Embora muitos digam que os Aspies não sejam bons em interpretar, nem em deduzir, meu próprio exemplo prova o contrário, e acredito que ele se aplique, embora não a todos, a muitos outros casos .Na verdade, acredito que depende de em qual estágio do Processo de Amadurecimento Asperger o portador está.E, claro, de seus interesses espontâneos.
c)Criatividade Produtiva
Com suas capacidades fantásticas de construir mundos internos complexos e seus raciocínios incrivelmente complexos, os Aspies tem gigantescos potenciais de carreiras de sucesso nas áreas da Arte em geral, como Literatura, Música, Teatro,Cinema, Desenho, e também em áreas que exigem muita criatividade, como a Publicidade e Propaganda. Aspergers podem ser, apenas para citar um exemplo, excelentes publicitários!
Nestas carreiras, podem conseguir grande sucesso,inclusive superior ao de pessoas neurotípicas, por conta de sua maior criatividade e sua tendência a uma dedicação muito maior e mais exclusiva , geralmente o Aspie quer ser o melhor no que gosta de fazer- e consegue !
d)Vencedor por Natureza
Como tem desafios em geral muito mais duros, e obstáculos muito mais difíceis a superar,os Aspies tem uma capacidade maior de superação de dificuldades e também de enfrentar e vencer os problemas mais complexos.A Síndrome de Asperger agrega valor ao indivíduo, e posso dizer, que por todo o seu esforço e suas vitórias, todo Aspie é um Vencedor por Natureza!
É por isto que sempre que as pessoas me perguntam por que eu tenho orgulho de portar o que para eles é uma doença, sempre respondo:
“-Eu tenho todo um passado de superação para me orgulhar. E você, tem?”



Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário