Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Falando sobre crianças Asperger e suas interações

Alguns especialistas clínicos no asunto, alegam que os Portadores de Síndrome de Asperger, especialmente quando crianças,sentem dificuldade em entender o contexto amplo de um problema,que custam-lhe entender uma pergunta complexa e demoram para responder, que com frequência não compreendem uma crítica ou um castigo e também alegam que eles não entendem que eles devem portar-se com distintas formas, segundo uma situação social.
Muito bem, agora vou explicar como funciona a mente destas crianças, e mostrar como estes especialistas estão completamente por fora da realidade do que acontece com os Aspergers,mostrando que muito disto não corresponde a realidade, e muito também é uma distorção da realidade causada por má interpretação e conceitos equivocados e/ou errôneamente aplicados, típicos de uma visão neurotípica, de fora para dentro, ao invés de se ver o Asperger de dentro para fora, que seria o correto:

Aqui vem à baila a alta complexidade e sofisticação do raciocínio Asperger.Ele não tem dificuldade de entender o sentido amplo do problema.Ele precisa é de tempo para elaborar um raciocínio complexo e e detalhado do assunto, por isto odeia ter de improvisar e ter pouco tempo de responder.Como ele acha que tudo deve ser respondido minuciosamente,se a interlocutora exige uma resposta pronta, ele ficará irritado, embora geralmente não demonstre,e se verá obrigado a expor um raciocínio ainda incompleto e imaturo, o qual ele não debateu consigo mesmo e que por estas razões parece confuso e não ter nada a ver com o que se perguntou.
O Portador odeia respostas de pronto, imediatas e pessoas impacientes,a própria impaciência delas é encarada com agressividade, como agressão gratuita e desrespeito e falta de educação.
Ele não custa a entender a pergunta,ele está mentalmente construindo um pensamento complexo como a planta de um prédio ou de uma nave espacial É necessário que se respeite o ritmo dele e se espere ele elaborar a resposta com a calma necessária..E é mesmo natural que ele demore a responder:dez pessoas comuns teriam sérias dificuldades em conseguir bolar um pensamento complexo e sofisticado típico de um Portador e levariam juntas tranquilamente três ou quatro vezes mais tempo para obter uma resposta mais ou menos próxima da complexidade da que o Portador faz em relativamente pouco tempo.É uma grande qualidade que ele tem, infelizmente tão pouco compreendida e tolerada.
Quanto 'a alegação de que com frequência o Portador de SA não compreende uma crítica ou um castigo. Assim como não entende que ele deve portar-se com distintas formas, segundo uma situação social.
Sobretudo na primeira e segunda fases do P.A.A(Processo de Amadurecimento Asperger),o Mundo exterior para o Portador já é em si um castigo e uma crítica cruel.Imagine se ele leva uma bronca ou é castigado. Com certeza ele vai odiar a Realidade mais ainda!
Como ele acredita que o certo é o que se passa em seu M.I.F.(Mundo Interior de Fantasia), ele se recusa aceitar outras regras do mundo real, não que não as compreenda, ele as compreende sim, é bom salientar, a questão em si é que não as aceita.Muito menos o castigo.Ele já decidiu tudos os seus certos e rrados de comportamento dentro de seu M.I.F e não aceita que lhe ditem ditatorialmente novas regras estranhas ao M.I.F. dele.
Mas isto na terceira fase do P.A.A também desaparece com o tempo.

Cristiano Camargo

Um comentário:

  1. Bem esclarecedor, faz com que eu entenda melhor meu filho.Parabéns.

    ResponderExcluir