Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Um olhar diferente, uma visao aterradora!

Muitas pessoas comuns,em suas neurotipicidades,vêem os aspergers meio que como se fossem extraterrestres,não conseguem entende-los,não entendem seu olhar diferente,que 'a primeira vista parece perdido,mas embora não esteja nos olhos do interlocutor, está atento.Ou melhor, aquele cérebro aspie está atento, trabalhando mais do que nunca!
Muitas pessoas comuns não conseguem entender o raciocínio, a lógica aspie, que muitas vezes utliza conceitos lógico-filosóficos para se expressar.
Aspergers tem um tipo diferente de inteligência,difícil de entender para os neurotípicos.
Por isto muitos neurotípicos temem os aspies-os portadores desta síndrome sao também portadores de uma nova escola de pensamento, de um novo tipo de raciocínio, muito mais sofisticado que o usado no comum do dia a dia dos neurotípicos.
Aspergers se expressam pelas entrelinhas quando escrevem-tudo é metafórico,simbólico-por trás das palavras há outras palavras e intenções e manobras de raciocínio estratégicas,significados misteriosos que só quem domina uma lógica dedutiva esperta,ágil e sofisticada consegue captar e entender.
Por isto é difícil para um Asperger explicar o que pensa, o que diz-a maioria das pessoas, ou não tem capacidade mental para tais acrobacias lógicas, ou tem preguiça de colocá-las em prática e outras ainda nem querem se dar ao trabalho.
E são justamente as coisas simples as mais difíceis de explicar aos neurotípicos-como colocar o que é simples para um aspie ,se para o neurotípico é ultra complexo ou mesmo ilógico?Não é fácil simplificar o que já é simples!
Que nao pensem os neurotipicos que eu esteja me vangloriando-muito pelo contrário.
O pensamento neurotípico tambem pode ser muito complexo e sofisticado, mas são tipos diferentes de inteligências,não necessariamente superiores ou inferiores, apenas diferentes.Mas para um aspie maduro,é possível transitar por estes dois tipos de inteligência e até deduzir muitas vezes o próximo passo do raciocínio neurotípico-mas em contrapartida é extremamente difícil para um neurotipico deduzir o próximo passo do raciocínio asperger,pois como ele nunca viu este tipo de raciocínio antes,nao sabe aonde o aspie quer chegar e é geralmente pego de surpresa.
Porque tal flexibilidade a mais nos aspergers?Por uma razão simples:quando o aspie amadurece e aprende a visitar e interagir no mundo real, ele aprende rápidamente a mecânica do pensamento neurotípico e a usa maquiavélicamente para planejar sua próxima jogada estratégica.
Porém,'as vezes discussões entre aspies e neurotípicos acabam mal, em brigas feias e agressivas, porque, por um lado, o neurotípico entende tudo errado, porque muitas vezes é incapaz de ler nas entrelinhas,por outro, como geralmente as idéias aspies são radicais, criativas,inovadoras e subvertem o convencionalismo tradicional, o neurotípico não aceita simplesmente estas idéias.
Com grandes dificuldades em colocar em termos que sejam inteligiveis para os neurotípicos as suas idéias,pela grande diferença de tipo de raciocínio,muitas vezes os aspies são alvos de perseguições,críticas maldosas e mal-intencionadas,injúrias, difamações,ofensas gratuitas e toda sorte de intolerâncias e incompreensões por parte dos neurotípicos.
Um bom exemplo foi o que ocorreu comigo em uma  comunidade asperger,onde certas pessoas que frequentam aquela comunidade , o fazem não para para participar e dar suas opiniões, mas apenas para perseguir, difamar,ofender, brigar, criticar injustamente e fazer bagunça,para chamar a atenção para si próprios e transformar o tópico ou a própria comunidade num espetáculo grotesco, circense, de mau gosto.
Existe quem tema aspergers,pois temem o que não conhecem, ou melhor, temem saber que o que acham que sabem sobre a Sínmdrome de Asperger esteja errado e terem de admitir para si próprios,com horror,que estão errados e que na verdade, nada sabem!
Eis que temem o olhar aspie-uma visão aterradora !

Cristiano Camargo

Um comentário:

  1. Nossa, gostei bastante de seu texto. É exatamente como me sinto. Descobri recentemente que tenho asperger, mas minha psicóloga é de uma abordagem que prefere não dar um diagnóstico fechado com receio que eu não me esforce durante o tratamento e fique acomodada, mas eu sei que ela sabe que tenho.
    Foi difícil para mim no início, na verdade ainda está sendo, ainda não compreendi ainda algumas facetas, diferenças, porque até então, pensava que todas as pessoas fossem assim e raciocinassem como eu. Minha inteligência é acima da média, pensava que esse era o único fator que me diferenciava das pessoas, apesar de sempre saber que eu tinha um mundo em minha mente, totalmente desconectado das outras pessoas, mas imaginava que todos eram assim. Entender o asperger está sendo difícil, não consigo entender como as outras pessoas pensam de tão diferente de quem tem asperger, acho que isso me dá um certo incomodo e passei a ficar obcecada com o assunto, também estou tentando melhorar isso. Mas obrigada por seu texto, consegui compreender um pouco mais do que é ser asperger, faz todo sentido.

    ResponderExcluir