Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Rebatendo e criticando um artigo científico

Aqui vou analisar e criticar parte de um artigo científico que pesquisei na internet, cntitulado:Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.
Fonte:http://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/disrup.htm



F84.5 - 299.80 Transtorno de Asperger
     DSM.IV

Características Diagnósticas
          As características essenciais do Transtorno de Asperger são um prejuízo severo e persistente na interação social (Critério A) e o desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades (Critério B) (Consultar p. 66, em Transtorno Autista, para uma discussão acerca dos Critérios A e B).

Erro: “prejuízo severo e persistente na interação social”: Não há “prejuízo severo” na interação social,há apenas um isolamento no Mundo Interno de Fantasia, por conta de uma conscientização  de intensa hostilidade advinda da Realidade, que exige um mecanismo de auto proteção psíquico.Através da orientação pelo Processo de Amadurecimento Asperger esta hostilidade e agressividade que o Asperger percebe da realidade e o leva a isolar-se dela pode ser compreendida por ele e levá-lo a descobrir o lado bom da realidade, e transitar em ambos os planos de acordo com sua vontade, tornando-se um indivíduo sociável e produtivo.Portanto não há severidade nem persistência no tal “prejuízo”, que na verdade é uma característica explicável e totalmente superável.

A perturbação deve causar prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento (Critério C).

Erro: “A perturbação deve causar prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento (Critério C).”

  Não existe perturbação alguma, apenas o Processo de Amadurecimento Asperger em ação, em curso.Como disse antes, tudo isto pode ser fácilmente superado com a técnica baseada no funcionamento da Teoria das três fases do Processo de Amadurecimento Asperger.

Contrastando com o Transtorno Autista, não existem atrasos clinicamente significativos na linguagem (isto é, palavras isoladas são usadas aos 2 anos, frases comunicativas são usadas aos 3 anos) (Critério D). Além disso, não existem atrasos clinicamente significativos no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda apropriadas à idade, comportamento adaptativo (outro que não na interação social) e curiosidade acerca do ambiente na infância (Critério E). O diagnóstico não é dado se são satisfeitos critérios para qualquer outro Transtorno Invasivo do Desenvolvimento específico ou para Esquizofrenia (Critério F).

Características e Transtornos Associados
          O Transtorno de Asperger é observado, ocasionalmente, em associação com condições médicas gerais que devem ser codificadas no Eixo III. Vários sintomas ou sinais neurológicos inespecíficos podem ser observados. Os marcos motores podem apresentar atraso e uma falta de destreza motora em geral está presente.



Erro: .”Os marcos motores podem apresentar atraso e uma falta de destreza motora em geral está presente.”: A coordenação motora não tem falhas permanentes e estas podem ser solucionadas com Terapias apropriadas. Além disto, o incentivo ao auto-treinamento através do desenho e da escrita podem fazer o Asperger superar estas falhas motoras, especialmente com as mãos. Aspergers maduros, que já passaram por todas as fases do Processo de Amadurecimento Asperger  costumam ter níveis muito mais elevados de eficiência motora do que os imaturos, então tais características NÃO são permanentes, e são plenamente solucionáveis.



Prevalência
          As informações sobre a prevalência do Transtorno de Asperger são limitadas, mas ele parece ser mais comum no sexo masculino.

Curso
          O Transtorno de Asperger parece ter um início mais tardio do que o Transtorno Autista, ou pelo menos parece ser identificado apenas mais tarde. Atrasos motores ou falta de destreza motora podem ser notados no período pré-escolar. As dificuldades na interação social podem tornar-se mais manifestas no contexto escolar. É durante este período que determinados interesses idiossincráticos ou circunscritos (por ex., fascinação com horários de trens) podem aparecer e ser reconhecidos como tais. Quando adultos, os indivíduos com a condição podem ter problemas com a empatia e modulação da interação social. Este transtorno aparentemente segue um curso contínuo e, na ampla maioria dos casos, a duração é vitalícia.



Erro:” Atrasos motores ou falta de destreza motora podem ser notados no período pré-escolar. As dificuldades na interação social podem tornar-se mais manifestas no contexto escolar. É durante este período que determinados interesses idiossincráticos ou circunscritos (por ex., fascinação com horários de trens) podem aparecer e ser reconhecidos como tais. Quando adultos, os indivíduos com a condição podem ter problemas com a empatia e modulação da interação social. Este transtorno aparentemente segue um curso contínuo e, na ampla maioria dos casos, a duração é vitalícia.”.Primeiro, o Asperger imaturo, no início da idade escolar, não está tendo dificuldades com interação social, ele não tem porque não quer, por que não está interessado, e as pessoas tem o direito de interagirem socialmente se quiserem, não são obrigadas a isto.Quanto a interesses idiossincráticos ou circunscritos, isto em primeiro lugar não é válido para 100% dos Aspergers, segundo isto NÃO é um defeito, NEM NADA DE ERRADO.Também neurotípicos tem interesses assim.”Falta” de empatia e modulação social: isto desaparece naturalmente com o passar do Processo de Amadurecimento Asperger,aspies maduros tem muita empatia e boa sociabilidade,sendo inclusive grandes amantes e muito bons amigos,podem ser , muitos deles, inclusive, muito carismáticos.Este negócio de curso contínuo e vitalício é totalmente furado e nada tem a ver com a realidade dos Aspergers.Ao contrário, com o passar dos anos ele vai ficando cada vez mais sociável e empático.



Padrão Familial
          Embora os dados disponíveis sejam limitados, parece existir uma freqüência aumentada de
Diagnóstico Diferencial
          O Transtorno de Asperger não é diagnosticado se são satisfeitos os critérios para Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Esquizofrenia. Para o diagnóstico diferencial com Transtorno Autista, ver p. 69. Para o diagnóstico diferencial com Transtorno de Rett, ver pp. 71-72. Para o diagnóstico diferencial com Transtorno Desintegrativo da Infância, ver pp. 73-74. O Transtorno de Asperger também deve ser diferenciado do Transtorno Obsessivo-Compulsivo e do Transtorno da Personalidade Esquizóide. O Transtorno de Asperger e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo compartilham padrões repetitivos e estereotipados de comportamento. Contrastando com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o Transtorno de Asperger caracteriza-se por um prejuízo qualitativo na interação social e um padrão mais restrito de interesses e atividades. Em comparação com o Transtorno da Personalidade Esquizóide, o Transtorno de Asperger é caracterizado por comportamentos e interesses estereotipados e interação social mais gravemente comprometida.
Erro:” o Transtorno de Asperger caracteriza-se por um prejuízo qualitativo na interação social e um padrão mais restrito de interesses e atividades. Em comparação com o Transtorno da Personalidade Esquizóide, o Transtorno de Asperger é caracterizado por comportamentos e interesses estereotipados e interação social mais gravemente comprometida.” Já foi esclarecido aqui a questão da interação social e de ”restrições de interesses e atividades” e mostrado como estes conceitos são errôneos.Comportamentos e interesses estereotipados NÃO são aplicáveis a 100% dos aspies, apenas aspies imaturos e muito atrasados no Processo de Amadurecimento Aspie podem apresentar isto.Segundo, a interação social não está gravemente comprometida, muito pelo contrário, através do Processo de Amadurecimento Asperger, esta interação vai melhorando de qualidade até se tornar tão boa quanto a de qualquer neurotípico, senão melhor.Aspies maduros são perfeitamente sociáveis, produtivos e bem sucedidos socialmente.Por isto mesmo não há, na Asperger, qualquer comprometimento social permanente.A sociabilidade potencial está no indivíduo asperger, mesmo na fase infantil, apenas latente, resta apenas ser despertada naturalmente pelo próprio Processo de Amadurecimento Asperger, ou estimulados para resultados mais rápidos, por técnicas baseadas neste mesmo processo.


Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário