Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Portadores de Síndrome de Asperger e seu futuro na vida

É bastante comum,natural e compreensível a preocupação dos pais e mães de Aspies para com o futuro de seus filhso,é uma preocupação real e concreta que muitos tem para com seus filhos:como ele vai viver no mundo sem se sociabilizar, que profissão ele vai ter,como ele vai se virar na vida,como ele vai estudar, como ele poderá ser bem sucedido na vida, etc.
Antes de mais nada é preciso lembrar que a palavra –chave para todo Aspie(e isto realmente é universal) é Espontâneidade.Tudo para o Aspei deve ser espontâneo, deve advir da vontade dele.Se ele quiser ser sociável, ele vai superar todas as “limitações” e vai ser sociável.E muito !
Não há “limitações” que não possam ser superadas por um Aspie.Se ele quiser.Ele precisa querer ou nada feito e não adianta insistir.O máximo que se pode fazer é incentivar;pressionar, usar de violência, choques de realidade,tudo isto só é prejudicial e não vai fazer o efeito desejado, comumente fará o efeito contrário.
Ele precisa passar pelas fases do Processo de Maturidade Asperger com sucesso.Só um Aspie maduro toma decisões importantes como resolver estudar, trabalhar,fazer uma carreira, e se sociabilizar.Aspies imaturos ainda não estão prontos para tomar tais decisões porque ainda estão mergulhados fundos demais em seus Mundos Interiores de Fantasia e ainda não descobriram o lado bom da realidade.
Não existe, uma receita pronta para isto.Cada caso é um caso, e a idade com que cada indivíduo passa por cada uma das três fases do Processo de Maturidade Asperger é muito variável, tem crianças que já são maduras e passaram por todo o processo assim como tem adultos com mais de quarenta anos que ainda estão na primeira fase.
A própria duração de cada fase pode durar de meses a décadas, é imprevisível.
E o Processo só pode ser conduzido e orientado, nunca forçado, apressado, pois o Aspie TEM que ter vontade espontânea de dar o próximo passo.
Por isto, caros pais e mães de Aspergers,dependendo da fase do Processo em que seu filho está, e de sua evolução neste sentido, ele pode sim vir a se sociabilizar,estudar, trabalhar, e seguir uma carreira vitoriosa, todo aspie tem este potencial, embora nem todos o realizem.
Por isto sempre há uma chance de o menino ou o rapaz,ou ainda a garota, se for mulher,ser dependente econômica e financeiramente dos pais pelo resto da vida.
É um pendor comum para Aspies ter carreiras bem sucedidas no ramo artístico, como escritores, dramaturgos, cineastas,cantores, ou nas carreiras que exigem criatividade, como a publicidade e propaganda. Outros dão excelentes matemáticos, físicos, astrônomos,químicos, etc.A maioria geralmente pende para a área artística ou exata, mas claro, outros podem ser bem sucedidos em outras áreas, mas é mais raro.
O importante é o Aspie ter uma vontade legítima e espontânea de se sociabilizar, estudar, trabalhar, mudar, progredir, ter um pouco de ambição profissional.Se ele já tem, as chances são muito boas de sucesso e indempendência financeira.Se ainda não tem, não se preocupe tanto, ele ainda pode ter no futuro.O despertar para a Realidade do Aspie pode demorar, mas na maioria dos casos chega um dia. Poucos não conseguem despertar a vida toda.
Lembre-se que o Aspie tem seu próprio ritmo e cada Aspie tem o seu, mais lento ou mais rápido, e este ritmo precisa ser respeitado para o bem dele, é preciso ter paciência.
Ah, sim, lembrem-se  igualmente que a Sociabilidade em si não é a solução milagrosa para tudo, e que nem toda pessoa sociável é feliz, nem toda pessoa isolada é triste.Muitas pessoas isoladas socialmente são felizes sendo assim, a sociabilidade em si sozinha não faz a felicidade de ninguém.Não é impossível viver isolado, embora seja mais difícil, mas o importante é ser feliz, se isolado, com dificuldades ainda assim for feliz, não há por que mudar, certo?
Existem graus de sociabilidade.Cada um tem o seu. Eu, por exemplo sou feliz com apenas dois amigos reais , minha esposa e a minha família.Não preciso de mais do que isto, embora hoje, por força da divulgação da minha causa e trabalho, eu tenha muitos amigos e amigas virtuais na internet.Outros aspies podem querer ter mais ou menos sociabilidade do que eu, e conseguir quanta quiserem.Mas quem tem que decidir com quantas pessoas quer conviver é o Aspie, não pode ser decidido por outra pessoa, mesmo que sejam os pais.Se ele quiser ter só um, dois, quatro amigos, ele sendo feliz assim, ótimo.O importante é ele estar satisfeito com seu círculo social por pequeno que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário