Proposta do Blog


"Tudo é impossível até que seja tentado!"
Esta frase é a que tem orientado a minha vida há
muitos anos e que acredito resumir muito
bem o espírito Asperger. A partir de agora, o (a) leitor(a) vai fazer comigo
uma intensa viagem ao mundo da Mente Asperger e seu funcionamento interno e
visão de mundo, minha vida ,minhas teorias sobre esta Síndrome(que em muita
coisa acredito aplicar-se também ao Autismo Clássico) e meu convívio com outros
Aspies.Como se sabe nos meios
científicos, a Síndrome de Asperger faz parte do Autismo, mas é considerada por
eles uma variação mais leve,parecida com o que chamam de Autismo de Alto
Desempenho.O porquê do título deste blog o (a) leitor(a) saberá ao longo dos tópicos e postagens que aqui serão inseridos com o tempo.
Desde já aviso, no entanto, que , embora não se
possa afirmar com exatidão e responsabilidade de que estas minhas idéias e teorias se apliquem a todos os Aspergers e
demais autistas,são aplicáveis sim a um grande número de casos.
Explico: A Síndrome de Asperger tem características
e manifestações com grande variedade de graus e diferenças muito pessoais entre
si, cada caso é um caso específico, e poucas são realmente universais.Uma
expressão que usarei muito aqui e que pode gerar dúvidas é “Neurotípico”,o
significado dela é o de pessoas que não são portadoras de Síndrome de Asperger,
nem são Autistas.Aqui também irei postar , além
de textos com minhas teorias e idéias sobre a Síndrome, também
apresentarei e comentarei notícias , vídeos e reportagens de televisão
sobre Asperger que coletarei da net,com críticas quando
necessárias.Igualmente o projeto abrange orientações a mães de Asperger
e sugestões a Terapeutas.Penso também na possibilidade de, de vez em
quando entrevistar um(a) terapeuta e/ou profissional de inclusão e
também outros aspies.
Isto dito, desejo aos leitores e às leitoras uma boa
leitura!

Cristiano Camargo
48 anos
Divorciado
Portador de Síndrome de Asperger, que superou as "limitações" de sua síndrome, tanto sociais como neurológicas, sozinho, sem remédios nem tratamentos,por opção consciente.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Redefinição de Asperger:Conceitos modernos

Agora que já critiquei os conceitos e caracterizações /diagnósticos clássicos de Asperger, vou aqui atribuir novas definições e critérios de diagnóstico(no sentido de descoberta de caso) para Asperger.

Para tanto, vou inicialmente separar as características em dois grupos principais , a saber:

-Características permanentes

-Características transitórias

Definindo características permanentes e transitórias:

Características Permanentes: são , como o próprio nome diz, características que permanecem com o indivíduo por toda a vida, posto que fazem parte integrante de se ser um Asperger;

Características Transitórias: são aquelas características de manifestações de comportamento, e que são naturalmente eliminadas no decorrer do Processo de Amadurecimento Asperger ou que podem ser artificialmente interrompidas e eliminadas com técnicas de aceleração do Processo de Amadurecimento Asperger.

Isto posto, vamos para as definições em si, que serão os critérios que Aspies Maduros podem utilizar para avaliar os casos imaturos e se o indivíduo é ou não Asperger, de modo a auxiliar os profissionais da área de Psiquiatria/Psicologia e também a Pais de indivíduos supostamente Aspergers:

Características Permanentes:

1)   A existência de um Mundo Interior de Fantasia(M.I.F.):

Todo Asperger possui um M.I.F. , se não tiver, não é Asperger, pois este é o núcleo, o cerne, o âmago, o chassis primordial  emcima do qual se assenta a Asperger.Avaliável através de observação comportamental, e manifestações de comunicações verbais e não verbais , como desenhos e estórias escritas; e gama de interesses.

2)A existência de um Processo de Amadurecimento Asperger (P.A.A):

Assim que Asperger começa a se manifestar no indivíduo, inicia-se concomitantemente o P.A.A.

Ele é um processo de amadurecimento de natureza diferente do que ocorre me indivíduos neurotípicos.É composto de três fases básicas:Estruturação, Dois infernos, e Consolidação.

Mais informações , extremamente detalhadas , sobre o P.A.A. pode ser encontrado neste mesmo blog.

O acompanhamento da evolução deste Processo é altamente recomendado, assim como orientação  e observação detalhada para assegurar o sucesso da transição do indivíduo pelas fases e para superá-las com sucesso.Avaliação através de observações comportamentais e manifestações de comunicação verbale não verbal como desenhos e estórias.



3)Estrutura Cerebral diferenciada, com uma superior plasticidade e adaptabilidade.

O cérebro Asperger possui uma estrutura, especialmente nas conexões neuronais em que os circuitos dedicados á interação social e sociabilidade estão ainda incompletos no nascimento e assim permanecem até as primeiras manifestações visíveis de Asperger.

Com o início do P.A.A., aos poucos estes circuitos e conexões vão se completando, no entanto, são totalmente diferentes dos presentes nos neurotípicos, usando diferentes regiões cerebrais.Estes caminhos novos e diferenciados de informação, entretanto, costumam serem mais eficientes do que os presentes nos neurotípicos, por terem de lidar com situações sociais muitas vezes mais difíceis. Aspergers tem uma superior capacidade de superação.Avaliação por exames clínicos neurológicos avançados.

4)    Existência de fases e linha evolutiva do M.I.F.  externadas através de gostos e preferências pessoais de interesses por assuntos específicos.Estas fases, que podem ser muitas, vão mostrando o amadurecimento do M.I.F. durante a vida do indíviduo e são também indicativas da fase do M.I.F. em que ele está. Cada fase do P.A..A. pode conter várias fases do M.I.F. em si, e seus números são muito variáveis de indivíduo para indivíduo, assim como as idades em que aparecem.

5)    Raciocínio complexo e sofisticado: Dotado de um sistema organizado e burocrático de pensamento em que as prioridades são organizadas e definidas em ordem lógica, Apergers possuem excelentes habilidades tanto de raciocínio analítico como dedutivo, sendo que o segundo se desenvolve em sua plenitude na terceira fase do P.A.A.



Características Transitórias:



1)    Conscientização da existência de seu M.I.F. e da Realidade, sendo que a avaliação da Realidade  nos indivíduos imaturos é sempre negativa, ou seja, vista como hostil e agressiva a ele.

2)    Nos indivíduos imaturos, resistência e desinteresse pelas interações sociais e pela sociabilidade, necessitando que a sociabilidade potencial dele seja libertada e despertada pelas técnicas de P.A.A., para acelerar o mesmo, procedimento altamente recomendável.

3)    Nos indivíduos imaturos, episódios de isolamento social e refúgio no M.I.F. como fator de auto proteção contra traumas e da realidade, que ele vê como um fator de hostilidade e agressão.Quanto mais hostil a Realidade  for, ou for sentida por ele, mais camadas de proteção e isolamento ele vai criando e mais difícil fica ele passar para a segunda ou terceira fases do P.A.A. Esta característica é muito recorrente nas duas primeiras fases, e geralmente eliminada na terceira.A solução é o incentivo ao enfrentamento de si mesmo e mostrar o lado bom da Realidade.

4)    Nos indivíduos imaturos, conflitos internos do M.I.F., gerando uma visão hostil ao indivíduo de seu próprio M.I.F. , externada por sinais clássicos como depressão, agressividade, irritabilidade, e raros episódios de auto-agressão.Para solucionar estes sinais, que são típicos da segunda fase do P.A.A. , recomenda-se técnicas de  intervenção interna do M.I.F. do indivíduo, como jogos de perguntas e respostas em forma de desenhos, em que o indivíduo manisfesta seus sinais simbólicamente nos desenhos e o orientador responde com novos desenhos e procura conhecer o que há no M.I.F. do indivíduo, descobrir os elementos deste que estão em conflito e participar como um personagem deste M.I.F. para orientar o indivíduo para a solução dos conflitos internos e de um caminho seguro pelo P.A.A.

5)    Nos indivíduos imaturos: exposição de discurso prolongada,independendo do interesse da platéia,causada pela extrema sofisticação e complexidade do raciocínio asperger,subestimando muitas vezes a capacidade de compreensão da platéia.Também característica das duas primeiras fases do P.A.A. , a noção de Teoria da Mente e  da conscientização de que nem tudo que é interessante para ele é para os outros, e da aceitação  do aborrecimento ou desinteresse da platéia, e da necessidade de síntese para uma melhor interação social costuma vir naturalmente na terceira fase do P.A.A. Esta pode ser acelerada através de diálogos de conscientização.Uma exposição verborrágica do orientador, para que o indivíduo sinta em si mesmo os efeitos de sua loquacidade pode  ser um caminho para acelerar  este aspecto e o levar para a terceira fase.

6)    Existência de fases e linha evolutiva do M.I.F.  externadas através de gostos e preferências pessoais de interesses por assuntos específicos.Estas fases, que podem ser muitas, vão mostrando o amadurecimento do M.I.F. durante a vida do indíviduo e são também indicativas da fase do M.I.F. em que ele está. Cada fase do P.A..A. pode conter várias fases do M.I.F. em si, e seus números são muito variáveis de indivíduo para indivíduo, assim como as idades em que aparecem.












Nenhum comentário:

Postar um comentário